O empresário que quer ter sucesso nos seus negócios e se proteger de imprevistos judiciais tem como opção a contratação de uma assessoria jurídica empresarial, que consiste numa banca qualificada de advogados das mais diversas áreas, que vão trabalhar para analisar e avaliar a empresa nos seus diversos segmentos.
Uma boa assessoria empresarial se divide nos campos da consultoria/prevenção e contencioso.
No campo da consultoria/prevenção, o objetivo principal é trazer segurança ao empresário, analisando os mais variados contratos que a empresa pactua, sejam contratos de trabalho ou de negócios jurídicos, além de analisar a situação fiscal e tributária da empresa e a observância das leis municipais, estaduais e federais condizentes com o ramo de atuação, questões ambientais, de modo a proteger a empresa, seus trabalhadores e sócios de eventuais problemas que a falta de uma assessoria pode acarretar, como execuções fiscais e ações trabalhistas evitáveis. Na seara contenciosa, o foco é fazer um levantamento de todas as ações que a empresa litiga, tanto como autora quanto réu, analisando caso a caso e verificando as melhores estratégias para conseguir o que pleiteia e conseguir ter demandas nas quais é réu julgadas improcedentes ou, pelo menos, diminuir os danos de uma eventual condenação.
A contratação de uma assessoria jurídica completa traz diversos benefícios para os negócios, como a economia com contratos advocatícios, visto que terá num só serviço tudo o que precisa, sem precisar realizar contratos para cada caso que aparecer; economia com encargos trabalhistas, já que a equipe de advogados trabalhará para ajustar os contratos, prevenindo o ajuizamento de ações de funcionários e ex-funcionários; economia com encargos tributários, pois a equipe analisará a questão dos impostos e taxas, encontrando maneiras de diminuir a carga tributária da empresa.
Outra vantagem é a análise da probabilidade de êxito nas ações judiciais. Uma equipe competente pode analisar todos os processos em que a empresa é parte para saber as estratégias mais adequadas para cada caso, como a possibilidade de um acordo para evitar uma sentença que comprometa a saúde da empresa, a desistência de alguma ação ante a impossibilidade de vencê-la, entre outros cenários. Há também a análise dos parceiros comerciais com quem a empresa quer contratar. A banca de advogados pode fazer uma varredura nas empresas com quem o cliente quer fazer negócios, pra saber se é ou não um bom devedor, se é uma empresa confiável, se o contrato está condizente com o que se quer e protege o cliente de imprevistos e golpes.